O assunto de Storytelling ainda gera muita confusão. Enquanto tem gente que diz que é uma novidade no mercado, outros defendem que não é nada além da milenar arte de contar histórias. Pois bem, os dois lados têm razão e ainda assim os dois estão equivocados. Isso porque apesar de o ser humano contar histórias há muito tempo, poucos são os que dominam a estrutura de como contar bem uma boa história e assim se tornar um Storyteller.

Storyteller é alguém que sabe contar histórias que prendam a atenção enquanto transmitem informações estratégicas. É um modelo de comunicação que pode começou usado por publicitários e jornalistas, mas hoje se expande para todos os públicos, desde executivos que querem inspirar suas equipes até mesmo médicos que querem sensibilizar seus pacientes para a importância de lavar as mãos.

Sou o professor que ministrou o primeiro curso no Brasil. O formato mais completo, na ESPM, é Inovação em Storytelling Extensivo, com total de 60 horas distribuídas em dois encontros semanais. Ao longo de dois meses são propostas atividades a serem feitas dentro e fora da sala de aula. Esse curso sempre termina com a apresentação dos trabalhos feitos pelos alunos. A partir dessa experiência, definimos trinta temas de interesse: